Comemorar Dia Nacional da ÉTICA, no Brasil, é uma piada!

Dia 2 de maio DE 2017, DIA que descobri que no Brasil se comemora o DIA DA ÉTICA!
Quem quiser me considerar uma pessoa desatualizada, desinformada FIQUE À VONTADE, o fato é que somente naquele dia soube que, aqui, neste país (desmoralizado, corrupto, e “vergonha alheia”), chamado Brasil, existe um dia chamado – DIA NACIONAL DA ÉTICA!
business-1753098_1280
Qual tipo de ética eles (os criadores do dia) estariam a se referir?
A do tipo “ladrão que rouba ladrão merece 100 anos de perdão”?  Ou seria a do “olho por olho dente por dente”?   Melhor, quiçá seja para comemorar a ética do político corrupto, do que trata a coisa pública como sua em particular – “já que ela é do povo, e ele faz parte do POVO, usa e abusa dela, compartilhando os benefícios que deveriam ser de todos apenas com seus familiares, “conchavados” , apadrinhados ou amantes”!
Falo isso porque vejo acontecer, eu e todos os que souberam enxergar!
Praticamente ninguém aqui está ileso de ser considerado um dos  tipos  ÉTICOS prescritos no 3º parágrafo deste texto – PORTANTO, se ser ético e ser como a maioria dos brasileiros – VÃO EM FRENTE – comemorem!
A vida inteira tive orgulho de ser brasileira; no entanto, de uns anos para cá sinto uma tremenda vergonha – não sei mais defender o Brasil diante das críticas que ouço de povos de outras nações.
Infelizmente, não podemos confiar em grande parcela da população – e pior; os que  aqui chegam para viver, mesmo que em seus países de origem se comporte diferente, pois é menos corrupto que o nosso, ao se depararem com a situação aqui aprendem “rapidinho” a se portar da mesma forma que os nativos.  Razão tinha Jean-Jaques Rousseau quando disse que o “homem nasce bom, a sociedade que o corrompe”! 
Quando conhecer um brasileiro que viva há muitos anos em um país “sem corrupção”, saberá do que estou a falar.
A pessoa tem que ser bastante “contaminada” pela corrupção, criminalidade e desrespeito ao próximo para não se adaptar a vida  ÉTICA ( a de verdade, a boa) que existe em alguns países do mundo.
É sensacional viver num lugar sem corrupção, sem medos, sem lixo por todas as partes!
É sensacional respirar limpeza e poder ver a beleza de um parque, cheio de flores, árvores e gramado aparado com lixeiras e bancos inteiros para se sentar e admirar!
É sensacional ver  tantas pessoas passeado com seus cães, mas mesmo assim não encontrar, muito menos pisar, em cocô de cão (em países civilizados os donos dos animais recolhem, imediatamente, a sujeira que seus pets fazem, sabiam?).
Pois é, a felicidade tem tudo a ver com ética e isso já sabia Aristóteles em seu tempo. Nações mais éticas são mais felizes pois vivem sem a preocupação de cerrar as portas com mil e um cadeados ao sair, dormir ou viajar; mesmo assim, preferem viver sem grandes ostentações.

Para Aristóteles, a ética tem como propósito estabelecer a finalidade suprema que está acima e justifica todas as outras.   Essa finalidade suprema é a felicidade, e não se trata dos prazeres, riquezas, honras, e sim de uma vida virtuosa, sendo que essa virtude se encontra entre os extremos e só é alcançada por alguém que demonstre prudência.

A obra de Aristóteles, a qual nos referimos com a citação no parágrafo anterior se chama “Ética a Nicômaco” e foi a mais importante dentre as 10 que ele escreveu sobre ÉTICA.  Está  dedicada e leva o nome de seu pai, Nicômano.  São livros importantes para a história da filosofia além de ser o primeiro tratado sobre o agir humano da história.

*QUER SABER MAIS SOBRE A PSIQUÊ HUMANA, SOBRE ÉTICA E PSICOLOGIA?  É estudante da área ou Bacharel em Psicologia?  Não deixe de conhecer o curso SEJA UM ALUNO VIP e obtenha certificado sucesso nos concursos.  Saiba mais AQUI!

Lugares  no mundo onde as pessoas vivem de forma ética não se necessita de carros blindados, muros altos e alarmes ao redor da residência; o morador se locomove, na maioria das vezes, de transporte público ou bicicleta; os salários de um pedreiro ou gari é praticamente igual ao de um político – crianças, ricas e pobres, frequentam a mesma escola e igualmente pode ser dito dos hospitais (os públicos são para todos e funcionam bem)!
Para isso tudo funcionar bem e ter qualidade os impostos desses países devem ser bastante mais elevados que os nossos, CERTO?
Certíssimo; no entanto, eles são devidamente investidos no que a Lei do país determinou.  Já por aqui, apesar de também ser altíssimo ele é destinado ao bolso de uns poucos que tem facilidade de acesso e o povo fica “à ver navios” se utilizando de saúde pública precária e uma educação “meia boca”; isso sem falar na segurança pública (que não existe); e nas estradas e ruas que mais parecem a lua de tanta cratera!
 O que dizer das cidades, das regiões urbanizadas no geral?
Essas, grande parcela tem a contribuição negativa do próprio povo que habita. Experimente ir de férias à Fortaleza.  Umas das capitais mais belas do Brasil é também o maior lixão urbano, ABERTO, do país…INFELIZMENTE!   E digo isso com muito pesar pois foi a terra que escolhi para viver.  Deixei a minha terra natal (Cuiabá, pelo calor e ausência de mar…rsrsr) e escolhi, dentre tantas outras com mar, a belíssima Fortaleza e sua região metropolitana. Amo a cidade, AMO o Estado do Ceará – MAS SEU POVO, os que ali nasceram (pelo menos parcela significante) NÃO AMA, pelo contrário, da forma como “usam” devem odiá-la!
A administração Pública com seus políticos, como sempre os maiores responsáveis pelas cidades serem o que são, não ajudam muito!  Não investem em limpeza urbana, não adquirem lixeiras suficientes e quando disponibilizam não fiscalizam, nem multam os “porcos” que sujam nem os vândalos que as destroem!
Mas o que esperar de um povo com  índole “enviesada”, distorcida, que acha normal a pirataria, que considera jogo do bicho uma contravenção insignificante, que fura fila, que considera jeitinho brasileiro uma qualidade (DO BRASILEIRO), que vota em corrupto “que rouba mas faz”, que pratica saque em carro tombado como se a mercadoria não tivesse dono, que joga lixo na rua porque diz já está suja, enfim – essa é a ética de muitos!
Quando Governos e Prefeitos decidem investir um pouco do que arrecadaram na melhoraria das cidades, a população segue AQUI.  O certo seria que se trocasse também de povo (rsrs)!  Os que hoje vivem nas cidades brasileiras não merecem, não querem e sequer conseguem conviver com “casa arrumada” – estão acostumados a lixo e barbárie!
Limpeza urbana,  segurança, “casa arrumada” e muro sem pichação é coisa de patricinha!  Legal é ser “bafão” (tocar música alta para incomodar os vizinhos; fazer churrasco na lage regado de cachaça e drogas; no caso da segurança ela tem que ser feita por quem sabe – nada de polícia – os mafiosos da região entendem melhor do assunto e metem bala no primeiro “invasor” da comunidade, bairro ou cidade que “pintar no pedaço” sem ser chamado.
 A mudança para eles é quase uma forma de DESprestígio!
Não sabemos o porquê de colocarem a culpa de tudo que é ruim nos políticos  que eles mesmos elegeram e são a imagem e semelhança!
Como entender raciocínios assim??!!
No entanto, onde poderíamos encontrar alguém que tenha uma ética diferente da comum, EXISTENTE no Brasil, para nos representar?
É quase impossível encontrar gente disposta a entrar na política para fazer diferente; e por que?  Porque político “é povo”; vem do povo, e o povo aqui é naturalmente corrupto!  Bom seria se pudéssemos importar, além de mercadorias, políticos da Dinamarca, Holanda, Luxemburgo,  Nova Zelândia, Finlândia, Suécia ou Suíça para, pelo menos, “ensinar” aos nossos representantes como é fazer a boa política e transformar o Brasil numa das maiores potências do mundo em tudo!
Potencial não nos falta; o que nos falta é competência, educação e, acima de tudo, ética para fazer a coisa funcionar, de verdade, e da forma correta – SÓ ASSIM PODERÍAMOS COMEMORAR O DIA DA ÉTICA.
Festejar, neste momento, é o mesmo que debochar dos poucos brasileiros que ainda restam com vergonha na cara, honestidade e ética!
Você é um deles?  Reflita!
Por Elane F. de Souza (Advogada, Blogueira e Articulista). Com Diário de Conteúdo Jurídico e Cotidiano e o Direito
Imagem/Créditos –  pixabay
Estamos no Facebook com Diário de Conteúdo Jurídico
Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s